segunda-feira, 18 de julho de 2016

Tudo sobre menstruação

A primeira menstruação é uma fase muito importante na vida da menina . É quando ela se torna uma menina mais madura , mais responsável . Eu vou te ajudar a conviver com isso e vou contar a minha primeira menstruação .


O QUE NÃO FAZER QUANDO ESTÁ MENSTRUADA 

1- Chupar gelo , beber água gelada

Chupar gelo até que é bom , eu concordo , mas isso provoca muitas cólicas , e eu sei muito bem como é isso . O mesmo para água gelada.


COMO AJUDAR A PASSAR A CÓLICA ?

Bom essa pergunta é muito usada pelas meninas novatas nessa . Tem várias formas de ajudar com que a cólica passe .


1- Tomar remédio

Esse módo é o mais uzado . Para mim , o melhor remédio é buscofem



Mas vocês pode tomar buscopan

Resultado de imagem para buscopan 


2 - Pegue um pano e passe arnica, ou água morna  nele , depois coloque na barriga , bem no abdome


 ASSIM ESQUENTARA O ÚTERO E VAI PARAR A CÓLICA

3- Beba uma xícara de chá comum, de camomila ou de menta , quente .

Resultado de imagem para xicara de cha

4 - Tome um banho quente


5- Massageie delicadamente o seu abdome
Resultado de imagem para massageando o abdome

6- Faça exercícios leves como : alongamento, yoga , caminhada ou anda de bicicleta . O exercício pode aumentar o fluxo de sangue e reduzir a dor pélvica .

Resultado de imagem para yoga

7- Repouse bastante e evite situações estressantes

Resultado de imagem para pessoas na cama repousando

O QUE COMER E NÃO COMER NA MENSTRUAÇÃO 

Para evitar as dores da menstruação, se recomenda aumentar o consumo de produtos frescos , ricos em vitamina e minerais , e evitar os alimentos fritos e processados .

Produtos recomendados 

Feijões
Verduras
Os ácidos graxos ômega 3
O abacaxi
O chá
A água
Grãos integrais
O iogurte

Alimentos que devem ser evitados 

Cafeína
Alimentos processados
Alimentos fritos
O açúcar

ABSORVENTES 

Agora eu vou falar um pouco sobre os absorventes

De quanto em quanto tempo deve trocar os absorventes ?

"Tanto o interno quanto o externo devem ser trocados, em média, a cada duas ou três horas, ou quando estiverem cheios, dependendo do fluxo ", indica a ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade Rede D'Or São Luiz Daniela Maeyama. " Se passar de seis horas, o local ficará propenso à colonização de bactériaas e fungos, causando infecção", alerta também a ginecologista Elisabete Dobao.

É recomendado tomar banhos com mais frequência durante o período menstrual?

"Não são necessários mais banhos, mas , se possível , é interessante que o sangue menstrual seja limpo a cada troca de absorventes", aconselha Dra. Elisabete. "Sempre que possível, faça a duchinha vaginal com água ao invés de passar papel higiênico", recomenda a  Dra. Daniela

Resultado de imagem para duchinha vaginal OU Resultado de imagem para duchinha de banheiro

Posso dormir com absorvente interno ?
Sim. "Não há restrições, contanto que a mulher não permaneça durante um período muito longo com o mesmo absorvente", diz Dra. Daniela.
Sou virgem. Posso usar o tampão interno?
"Existe um tipo de absorvente específico para adolescentes, que é bem fininho. Porém, é preferível evitar, pois, dependendo do tipo de hímen, ele pode ser rompido com o uso do absorvente interno. A menos que a paciente já tenha consultado um ginecologista e recebido orientações, de maneira geral, é melhor usar o externo", indica Dra. Daniela.
No geral, mulheres virgens devem evitar usar o absorvente interno. 

 O absorvente interno é mais higiênico do que o externo?


"Não. Os dois podem proliferar bactérias e fungos e causar algum tipo de infecção vaginal se não trocados dentro do período indicado", afirma Dra. Daniela.
 É normal que o absorvente interno incomode um pouco?
"Não dói para colocar e não deve ficar incomodando. Caso isso aconteça, provavelmente o absorvente está mal colocado", garante Dra. Elisabete.
 E se a cordinha arrebentar?
"Se o acessório for usado corretamente, é muito difícil que isso aconteça. Porém, se acontecer, a mulher deve tentar puxá-lo com os próprios dedos e, caso não consiga, procurar um ginecologista ou Pronto Socorro", instrui Dra. Daniela. "Desde que seja retirado, ele não apresenta perigo. Muitas adolescentes pensam que sem a cordinha o absorvente vai parar em outro lugar, mas ele permanece ali", completa.
 Qual o jeito certo de introduzir o tampão interno?
"A posição mais prática é em pé, com uma das pernas ligeiramente flexionada", ensina Dra. Elisabete. Apoie o pé em cima do vaso sanitário e introduza o tampão devagar, usando o dedo ou o aplicador.
 Posso usar o absorvente interno e externo ao mesmo tempo?
Para Dra. Elisabete, se for necessário, a mulher pode, sim, recorrer à prática. No entanto, Dra. Daniela alerta que não é normal ter um fluxo tão intenso e recomenda que, neste caso, a mulher procure um ginecologista para investigar as causas de uma possível patologia.
 Como sei qual tamanho de absorvente devo usar?
"Existem absorventes ideais para o fluxo maior ou menor. Escolha de acordo com o momento da menstruação", aconselha Dra. Daniela. Usar um absorvente interno muito grande sem necessidade pode causar o ressecamento da vagina e até ferimentos na hora de retirá-lo.

Escolha o tamanho do absorvente de acordo com cada fase da menstruação. 
 O absorvente pode causar alergias?
"Pode haver casos de alergia ao produto, mas é pouco frequente", relata Dra. Elisabete. "Quem tem a pele mais sensível geralmente tem restrição ao uso do absorvente externo que tem a última camada feita de plástico. Neste caso, prefira o absorvente interno ou o externo com a última camada de algodão", recomenda Dra. Daniela.
 É verdade que a menstruação não desce na água? Não preciso usar absorvente neste caso?
"Na verdade, a menstruação desce na água, sim, mas em um fluxo menor. Por isso, sempre que entrar no mar ou piscina, é preciso estar usando absorvente. Se possível, prefira o interno, já que o externo vai absorver também a água e encher", aconselha Dra. Daniela. 

OS CINCO MELHORES ABSORVENTES ( PARA MIM) 
O primeiro é o " Carefree " . Eu uso ele no primeiro dia de menstruação , e nos últimos dias . 
O segundo é o " intimus gel " . Eu uso ele no meio da menstruação de dia . 
Resultado de imagem para intimus gel tripla proteção com abas
O terceiro é o " always noches Tranquilas " . Eu uso ele no meio da menstruação de noite .
Resultado de imagem para always noturno noites tranquilas

COMO TOMAR BANHO DURANTE A MENSTRUAÇÃO
1 - Retire seu absorvente, absorvente interno ou copo menstrual (veja as dicas).Tomar banho sem nenhuma proteção pode parecer assustador ou nojento, se não estiver acostumada. Mas não há nada de errado nisso: seu sangue descerá pelo ralo e mesmo que pareça chocante na primeira vez, o fluxo vai diminuir logo. Tomar banho fará com que seu corpo tenha um descanso dos absorventes que podem causar SCT (síndrome do choque tóxico) pela infecção de bactérias ou absorventes muito cheios. Jogue fora o absorvente externo ou interno antes de entrar no banho (você pode até fazer isso no banho caso o lixo não esteja tão próximo a você).
2- Quando começar o banho, lave bem suas partes íntimas com água. Isso ajudará a remover os resíduos de sangue e em seguida o sangramento deverá ser mínimo.
3- Ensaboe-se, evitando que o sabão entre em contato com as membranas de mucosa ou dentro da vagina. Isso porque o nível de pH de sua vagina é regulado pelo corpo para evitar infecções. O sabão anula o equilíbrio, deixando a vagina mais suscetível a infecções. Lave a pele ao redor, mas não o interior dela com sabão. Lave suas mãos com sabão para remover qualquer odor que possa ter ficado.
4- Aproveite o banho. A água morna ajudará muito se estiver se sentindo inchada, suada ou mal-humorada. Além disso, poderá ajudar nas cólicas.
5-Lave novamente suas partes íntimas e desligue o chuveiro. Isso reduzirá a sujeira.
6- Coloque novamente o absorvente. A forma de fazer isso dependerá do tipo que usa:
  • Absorvente externo: É o mais difícil de colocar depois do banho, pois você precisa estar seca e usando calcinha. Para ter certeza de que não sujará sua toalha, é melhor secar-se com toalhas de papel (o papel higiênico poderá grudar quanto entrar em contato com seu corpo molhado), que você pode até segurar entre as pernas enquanto seca o resto do corpo. Deixe o absorvente pronto em sua calcinha para quando sair do banho e coloque-o logo quando sair para evitar acidentes.
  •  Absorvente interno ou copo menstrual: O método mais fácil e que fará menos bagunça é agachar-se no chuveiro e colocá-los. Se quiser fazer no vaso sanitário, seque-se com papel toalha (o papel higiênico se dissolve quando molhado) e segure-o entre suas pernas enquanto termina de se secar com a toalha para que possa chegar até o vaso sanitário.
 7- Lave suas mãos e jogue água no box do banheiro novamente. Certifique-se de não deixar nenhum pingo lá para a próxima pessoa

MINHA PRIMEIRA MENSTRUAÇÃO 

Bom minha primeira menstruação foi mais ou menos assim :

Em um domingo eu estava comendo pipoca e eu senti umas dores meio fortes na barriga , fui ao banheiro fazer xixi e quando me limpei o papel estava sujo de sangue . E como eu não sabia nada sobre isso , fui perguntar para minha irmã que era mais experiente ( ou não ) , ela falou que não era nada e que não era pra eu me preocupar , mas eu não confio muito nela hahahah então eu coloquei um Carefree e fui dormir . No dia seguinte acordei para ir para a escola , e quando fui ao banheiro meu Carefree estava com  mais sangue então a minha irmã falou que eu realmente tinha menstruado . Depois disso fui pra escola . Na primeira menstruação minha eu só senti cólica no terceiro dia .


É isso que você deve saber sobre menstruação , qualquer pergunta deixe aqui  em baixo nos comentários .

Nenhum comentário:

Postar um comentário